top of page

Ouro Preto: uma maravilhosa cidade histórica

  Quer saber o que fazer em Ouro Preto? Veja aqui quais são as melhores atrações turísticas e dicas testadas e aprovadas da cidade.

   

 

   Ouro Preto é uma daquelas cidades onde a história está nas ruas e em todos os lugares. Passear pela cidade é reviver um tempo em que Ouro Preto vivia o apogeu do ouro. A então chamada Vila Rica de Ouro Preto recebia pessoas vindas de outros lugares do Brasil e principalmente da Europa, em busca da riqueza que existia nesta terra. A cidade desenvolveu, modificou o estilo da população e tornou-se um grande foco político e econômico.

 

Visitar Ouro Preto era um desejo antigo, desde os tempos dos livros de história do colégio. Conhecer mais sobre a riqueza da cidade, da arquitetura barroca, da literatura e do ciclo do ouro.

 

No Centro Histórico de Ouro Preto situam-se as mais celebradas atrações da cidade e você deve se preparar para belas surpresas e também para super ladeiras.

 

 

Igreja de São Francisco de Assis

 

 

A Igreja de São Francisco de Assis é uma igreja católica da cidade de Ouro Preto, construída em estilo Barroco, com elementos decorativos Rococó.

 

Pela sua relevância extraordinária, a Igreja foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), sendo classificada, em 2009, como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. Este grande feito permitiu que a Cidade Histórica de Ouro Preto tornasse parte do Patrimônio da Humanidade.

 

O museu de Aleijadinho está sendo exibido na Igreja, tendo em vista que a Igreja Matriz da Conceição encontra-se fechada para reforma.

 

A entrada da Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto custa R$ 15,00, com direito a meia entrada para estudantes.

 

 

 

Feira de Pedra Sabão

 

Em frente à Igreja está a feira do Sabão, onde é possível encontrar arte e utensílios domésticos esculpidos em pedra sabão.

 

Vale a pena passar lá para conferir! E quem sabe, levar alguns "souvenir" da cidade.

 

 

Praça Tiradentes

 

Foi o local onde a cabeça do mártir da independência, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi exposta em Vila Rica, atual Ouro Preto. No local onde estivera o poste, se encontra hoje um monumento ao mártir e verifica-se que, curiosamente, a estátua em bronze de Tiradentes está de costas para a então residência oficial do governador.

 

O local onde hoje se encontra a Praça Tiradentes, em Ouro Preto, era conhecido no século XVIII como Morro de Santa Quitéria e durante quase todo o século XIX, chamou-se Praça da Independência. Em 1894, com a inauguração do Monumento em homenagem a Tiradentes , passou a se chamar Praça Tiradentes.

 

Por volta de 1750, começava a se formar o conjunto arquitetônico da praça. Em 1748, aproximadamente, já começava a funcionar no local o novo Palácio dos Governadores. Hoje, a Praça Tiradentes é marcada por dois imponentes prédios: o Museu da Inconfidência (antiga Casa da Câmara e Cadeia – 1784) e o Museu de Ciência e Técnica (antigo Palácio dos Governadores).

 

Além dela ser o ponto de partida dos visitantes da cidade, os principais eventos e atrativos turísticos de Ouro Preto se encontram nessa área.

 

Museu da Inconfidência

 

 

Museu da Inconfidência é um museu histórico e artístico que ocupa a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica e mais quatro prédios auxiliares na cidade de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais.

 

O museu é dedicado à preservação da memória da Inconfidência Mineira e também oferece um rico painel da sociedade e cultura mineiras no período do ciclo do ouro e dos diamantes, no século XVIII, incluindo obras de Manuel da Costa Ataíde e Aleijadinho.

 

O museu da Inconfidência localiza-se na praça Tiradentes, em frente ao monumento dedicado a Joaquim José da Silva Xavier, o mais famoso ativista da Inconfidência. A visitação custa R$ 10,00 a entrada, com direito a meia para estudantes.

 

 

Casa dos Contos

 

 

A Casa dos Contos é um museu brasileiro bastante prestigiado localizado em Ouro Preto, Minas Gerais.  A construção é feita em estilo barroco mineiro. O maior objetivo desta casa é preservar a historia do Ciclo do Ouro e também promover a cultura nacional.

 

Construída entre 1782 e 1784, serviu inicialmente como residência a João Rodrigues de Macedo, proprietário da casa, e Casa dos Contratos, do arrematante da Arrecadação Tributária das Entradas e Dízimas.

 

Nessa mesma época, serviu como esconderijo para os membros da Inconfidência Mineira. Durante a repressão à Inconfidência Mineira, a casa serviu para acomodar as tropas do vice-rei, e de prisão para os inconfidentes com elevados títulos sociais.

 

Em 1792, Macedo, em grande dívida com a Real Fazenda, transferiu a casa para esta, que a transformou em sede da administração e contabilidade pública da Capitania de Minas Gerais e mudou seu nome para Casa dos Contos. Após o Ministério da Fazenda assumir o local e transformá-lo em museu, diversos acervos históricos foram filmados, fotografados e escritos.

 

 

Senzala-Ouro Preto

 

 

A visita pelo ambiente sombrio localizado no porão do casarão foi desoladora.

 

A brutalidade da escravidão no Brasil está grudada em minha memória por meio de novelas clássicas como Escrava Isaura e Sinhá Moça, mas pude sentir de perto o que foi essa triste realidade no país visitando a senzala da Casa dos Contos de Ouro Preto. Estão lá, nesse casarão secular que conta a história monetária do Brasil colônia, para quem quiser ver e para não esquecer, instrumentos de torturas como argolas de pescoços e tornozelos, palmatórias, chicotes e até ferro de marcar gado, para queimar a “negrada” como se fossem bichos.

 

 

Quinto do Ouro- restaurante

 

 

Cozinha Brasileira

 

Refeições Almoço:

 

Características: para levar, reservas, bufê, lugares para sentar, garçons, televisão, cadeiras para bebês, serve bebida alcoólica, vinho e cerveja, aceita MasterCard, crianças, famílias com crianças, grupos grandes.

 

 

Horários de funcionamento:

 

Domingo

11:00 - 15:00

Terça-feira

11:00 - 15:00

Quarta-feira

11:00 - 15:00

Quinta-feira

11:00 - 15:00

Sexta-feira

11:00 - 15:00

Sábado

11:00 - 15:00

 

Informações:

 

Endereço: Rua Conde de Bobadela, 76 | Rua Direita, Ouro Preto, Minas Gerais 35400-000, Brasil

 

Localização: América do Sul  >  Brasil  >  Minas Gerais (MG)  >  Ouro Preto

Descrição

 

Excelente restaurante na região dos inconfidentes! Servem-se almoço com o melhor da comida mineira, além de churrasco, carnes grelhadas, saladas e deliciosos doces caseiros da época da vovó! Venham, conheçam e provem das nossas delícias mineiras!

 

Redes sociais:

 

  Instagram: diversaoemvilaricaquintoano

bottom of page